Governo de Minas quer reativar o circuito de montanhas cafeeiras
Minas Gerais possui 51 circuitos turísticos que foram criados pela Secretaria de Estado de Turismo. Um deles, é o circuito Montanhas Cafeeiras, composto por 12 municípios, entre eles, Guaxupé, a cidade que sedia a maior cooperativa de café do mundo. A secretaria de turismo do município, recebeu ontem a presença da técnica do cadastur e do analista de turismo do estado, para a reativação do circuito de Minas Gerais.
A nossa região é forte no turismo e conhecida por proporcionar aos turistas, eco turismo e turismo rural, e ainda mostrar as grandes fazendas, as colheitas, secagem e moagem do principal produto econômico, o café. Mas para tudo isso ser explorado, é preciso ampliar o investimento nos setores de hospedagem, alimentício, de eventos, passeios, atrativos culturais, e o principal, divulgar o que o circuito tem a oferecer.
As principais empresas que proporcionam atividades aos turistas, como hospedagem, transporte terrestre e agenciamento de viagens, devem estar cadastradas no CADASTUR.
Quando se faz uma viagem, principalmente a lazer, o turista quer qualidade, informações e principalmente, conhecer o lugar onde irá ficar hospedado, até mesmo para fazer sua reserva. quando a empresa não está cadastrada, pode gerar a ela, desvantagem.
O turismo gera inúmeros benefícios as cidades, como troca de conhecimentos, informações, desenvolvimento social, e também econômico… por esses e tantos outros motivos, que o circuito das montanhas cafeeiras será reativado… e claro as empresas que prestam os serviços, devem ser cadastradas para gerar uma credibilidade maior ao município.
As empresas que oferecem serviços aos turistas, devem ter toda a documentação em dia, e apresentá-la no Cadastur, que tem sua sede em Belo Horizonte. Para tirar dúvidas sobre o cadastro pode acessar o site www.cadastur.turismo.gov.br. O cadastro pode ser feito pelo site, mas a documentação necessária deve ser envia pelos correios. Empresas que não possuem cadastro, devem ficar atentas, pois estão sujeitas a notificações, e em ultimo caso, até o fechamento da empresa.