Santa Casa de Guaxupé rebate relatório da CPI que investiga o hospital
Veja abaixo a Nota Oficial completa:
“NOTA OFICIAL
Santa Casa de Misericórdia de Guaxupé esclarece e repudia alegações infundadas apresentadas em relatório da CPI
A Diretoria da Santa Casa de Misericórdia de Guaxupé vem a público manifestar que soube pelos órgãos de imprensa sobre o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) promovida pelo Legislativo local.
Desde já, repudiamos as alegações inverídicas e infundadas apresentadas no relatório, que visam desestabilizar uma instituição que há mais de um século dedica-se ao cuidado da saúde de Guaxupé e região. Preliminarmente, já foram identificadas diversas irregularidades e ilegalidades perpetradas pela Comissão, incluindo sua instauração durante o período eleitoral e a conclusão enviesada de seus trabalhos. Tais condutas já são de conhecimento do Ministério Público Estadual, que certamente atuará no sentido da declaração de nulidade da CPI.
1. Medidas legais e administrativas
Informamos que o departamento jurídico da Santa Casa foi acionado e já está adotando todas as medidas judiciais e administrativas cabíveis para resguardar a integridade da instituição, que é a mais antiga da cidade, e proteger as pessoas que dedicam seu trabalho e vida pelo único hospital público de Guaxupé.
2. Gestão transparente e responsável
Reafirmamos que a Santa Casa pauta suas ações com total transparência, ética e responsabilidade. Todos os contratos firmados e recursos aplicados são auditados interna e externamente e submetidos a órgãos de controle competentes. As alegações levantadas carecem de comprovação técnica ou jurídica e serão devidamente contestadas.
Salientamos que todas as contratações desta instituição são embasadas na capacidade técnica do colaborador e respaldo de seu currículo.
Quanto a realidade financeira da Santa Casa, foi comunicada, há mais de dois anos, ao Poder Executivo Municipal, ao Poder Legislativo Municipal e demais autoridades competentes. A comunicação enfatizava a necessidade de recomposição da tabela SUS e de auxílios financeiros que garantissem, ao menos, a cobertura dos custos operacionais. Embora tenha havido apoio de alguns atores, a adesão não foi universal, o que comprometeu o auxílio integral ao hospital.
3. Compromisso com a saúde pública desde 1908
A Santa Casa reafirma seu compromisso histórico na prestação de serviços de saúde com excelência e humanização desde 1908. Seguimos firmes no propósito de manutenção e crescimento da entidade, que carece do apoio das autoridades públicas e da sociedade civil organizada para enfrentar os desafios diários, especialmente o subfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Hoje, os hospitais não recebem o mínimo necessário para cobrir os custos de suas operações, mas seguimos confiantes no entendimento das pessoas e autoridades sensatas que reconhecem a importância de fortalecer este hospital, um patrimônio de toda a sociedade guaxupeana.
4. Mensagem à população
Reiteramos que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para garantir a continuidade dos serviços de saúde com qualidade e segurança. A Santa Casa permanece firme em sua missão de atender com dedicação e respeito a todos os que necessitam de cuidados médicos, confiando que juntos superaremos os desafios e fortaleceremos ainda mais este importante pilar da saúde pública local.
Agradecemos a confiança da comunidade e reforçamos nosso compromisso com a transparência e o diálogo aberto com todos os setores da sociedade.
Guaxupé/MG, 20 de dezembro de 2024
Irmandade de Misericórdia de Guaxupé”
Fonte: Portal da Cidade Guaxupé