Mudança de Categoria na CNH
Olá. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito, existem no Brasil cinco categorias diferentes de carteira de habilitação. A do tipo “A” permite que a pessoa possa conduzir veículos motorizados de duas ou de três rodas, como por exemplo, as motos. A da categoria “B” é a mais comum, que é exigida para a condução de carros com até oito lugares e com peso de até 3 mil e 500 quilos. Mas você sabe quais são os outros tipos de carteira de habilitação? E como faz para passar de uma categoria para outra? Confira na reportagem.
Motoristas com qualquer categoria de habilitação podem adicionar ainda a categoria “A”, que permite dirigir motocicletas. O motociclista, por sua vez, precisa se habilitar primeiramente na categoria “B” para só depois alcançar as categorias superiores. E é bom destacar que a mudança para uma categoria superior substitui a anterior, ou seja, o motorista de caminhão está apto para dirigir um automóvel, por exemplo. A categoria “A” é a única exceção que permanece para sempre registrada na Carteira de Habilitação.
Parabéns pela entrevista que trata de um assunto tão importante e de interesse da população em geral e que com essas informações as pessoas tenham consciência do que é a responsabilidade de dirigir um veículo, respeitar as leis de trânsito e estar adequadamente habilitado.
Entrevista muito importante para o trânsito, pois o investimento para a CNH é muito baixo, se pensarmos que é um documento para toda a vida. Vale lembrar que dirigir sem CNH ou CNH de categoria diferente do veículo conduzido é considerado crime de transito.
legal, gosto muito de dirigir. tenho todas as categorias.