Conheça um pouco mais sobre o autismo que atinge menos de um por cento da população mundial
Ontem foi comemorado o dia da conscientização do autismo. A síndrome pode ser desenvolvida até os três anos de idade e atinge 0,6% da população mundial. A falta de informação e o preconceito são os maiores desafios para quem tem autismo e seus familiares.
Sabe o que Daryl Hannah e Courtney Love têm em comum além de serem estrelas? elas foram diagnosticadas com autismo. O autismo é uma disfunção do desenvolvimento. 14 características podem identificar um autista antes dos 3 anos de idade.
Riso ou choro sem explicação; movimentos corporais estereotipados, como balançar e dificuldade de contato visual. Autista vive em um mundo de ausências como a de empatia ou reconhecimento dos demais; ausência de capacidade de imitação; ausência de relação social, ausência de comunicação e anormalidade da comunicação não verbal, ausência de atividade imaginativa, como brincar de ser adulto, coisas normais para uma criança; anomalia na emissão da linguagem e conteúdo da linguagem, apego a objetos sem utilidades, como garrafas pets; aflição por aspectos insignificantes do ambiente, como uma cadeira colocada em um lugar diferente; gostam de rotinas; e tem limitação de interesses.
No cinema o autismo foi pano de fundo para diversos filmes. Como Rain Man que ganhou o Oscar de melhor filme em 1989. Nele tom Cruise interpreta um yuppie que descobre que tem um irmão com autismo, interpretado por Dust Hofman.
Em “Querido John”, baseado no livro de Nicolas Sparks, o personagem principal é filho de um autista não diagnosticado.
Na APAE de Guaxupé, dos 163 alunos, apenas 4 são autistas e alguns deles sem o diagnostico final. Paula Aparecida de Souza é a professora responsável pelo aprendizado dos alunos especiais, ela explica que as causas para o autismo estão na gravidez.
Segundo a professora, mesmo com as limitações, muitos autistas podem ter um desenvolvimento positivo.
Em janeiro deste ano, a Presidenta Dilma Roussef sancionou a “Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista”. A lei dá a esse grupo os benefícios legais de todos os indivíduos com deficiência, incluindo desde a reserva de vagas em empresas com mais de cem funcionários até o atendimento preferencial em bancos e repartições públicas.