Aplicativo tradutor de LIBRAS facilita a vida de deficientes auditivos
Alunos do curso de computação da universidade federal de Pernambuco, desenvolveram um aplicado para celular, para pessoas que possuem deficiência auditiva. Através da história de um estudante, que possui a deficiência, os alunos se empenharam e apresentaram um projeto do aplicativo para uma empresa bancária, que apoiou o projeto e disponibilizou a verba. O download ProDeaf, foi lançado por uma empresa pernambucana que faz a tradução para Libras de textos e áudios em português.
Em Guaxupé, o aplicativo também já está sendo usado.
Os sinais feitos pelas mãos por pessoas com deficiência auditiva, é conhecido como Libras. Quem possui a deficiência, tem uma dificuldade em se comunicar com pessoas que não tem nenhum conhecido na linguagem… Mas agora, a comunicação pode ser feita, através de um aplicado disponível para androids. Evellin é professora de libras, e usa o aplicativo desde que ficou disponível para celulares androids.
Antes de o aplicativo ser disponibilizado para androids, Evellin procurou o aplicativo para comprar, mas o preço era alto. Evellin usava um aparelho, que era de difícil transporte e manuseio.
Evellin aprendeu a linguagem de Libras quando pequena. seu conhecimento na linguagem de sinais é vasto. Hoje, Evellin passa seus conhecimentos para a pedagoga Leidevanda, que também faz o uso do aplicativo, que foi aprovado tanto pela professora como pela aluna.
O aplicativo tem 1.200 sinais disponíveis, mas pode receber novas informações pelo usuário. O aplicativo ProDeaf está disponível no endereço eletrônico www.prodeaf.net.