Hoje é comemorado os 200 anos de nascimento do fundador do movimento vicentino
Hoje, dia 23 de abril é uma data especial para os vicentinos de todo o mundo. É que nesta data se comemora os 200 anos do fundador do movimento, Antônio Frederico Ozanan. Em Guaxupé duas instituições representam o movimento vicentino.
Ajudar quem mais precisa. Este é o lema que move os mais de um milhão de vicentinos em todo o mundo. Dia 23 de abril é data importante para o movimento, que está em 148 países. Hoje é comemorado o aniversário de nascimento de Antoine Frederic Ozanan, fundador das conferências de caridade, que deram origens a sociedade São Vicente de Paulo.
Frederico Ozanan nasceu em 1813. Aos 20 anos fundou a conferência com outros seis amigos. Asilos, vilas e hospitais fazem parte das atividades exercidas pela sociedade que também está em contato direto com as famílias necessitadas.
A sociedade tem laços estreitos com a igreja católica. Para se tornar um vicentino, é necessário ser praticante da religião.
Carmo é o administrador do lar são Vicente de Paulo, em Guaxupé. O asilo assiste 68 idosos e pessoas que precisam de cuidados freqüentes por conta do quadro de saúde. O asilo é a obra vicentina mais velha da cidade e foi fundada em 1922.
Há poucos metros dali está outra obra vicentina, a vila Vicentina Frederico Ozanan. Aqui vivem 22 pessoas. Luiz é o presidente da vila.
Além das duas obras voltadas à assistência de idosos, os vicentinos atuam na periferia da cidade.
E amanhã, às 7 da noite, acontece missa em comemoração aos 200 anos de Frederico Ozanan.