“Toque de recolher” começou a valer nesta sexta-feira
Começou a valer ontem a portaria número cinco de 2013 na comarca de Guaxupé. A nova regra, de autoria do juiz da vara da infância de adolescente da cidade, Milton Biagioni Furquim, foi divulgada na última quarta-feira e impõem limite de horários para menores de 16 ficarem nas ruas da cidade no período da noite.
No primeiro dia do toque de recolher, a medida polêmica divide opiniões. Paulo césar aprova a nova regra, que impões horário para que menores de 16 anos estejam em casa.
Natália já tem mais de 18 anos, mas não acha que a medida dará certo.
Mas os comissários do juizado de menores foram à ruas, diferente do que muito gente imaginava. A cada suspeita de menor em risco, os comissários faziam a abordagem e pediam informações sobre a residência dos jovens. Procedimento que deve durar até o mês de novembro, segundo o coordenador do comissariado de menores do município.
Além da portaria número cinco entra em vigor também a portaria número 4 que restringe a entrada de menores a estabelecimentos como bares e lan houses. Nesta sexta-feira os comissários escolheram este trecho da avenida dona Floriana próximo ao cemitério, local conhecido pelo movimento de jovens nos fins de semana.
Pelas novas regras menores de doze anos só poderão ficar nas ruas até as nove horas da noite. Entre treze e dezesseis anos até as onze horas da noite. Exceto se estiverem na companhia de pais ou responsáveis, ou em eventos religiosos e esportivos. Para os maiores de dezesseis até os dezoito anos não há restrição, a não ser que estejam em caso de risco social.
Luiz lembra que somente em 2013, foram registrados 120 atos infracionais de menores na comarca de Guaxupé, número maior que em anos anteriores.
Para quem é jovem, a medida limita o direito de ir e vir.
O toque de recolher para os adolescentes vale também para a cidade de São Pedro da União, que pertence à comarca de Guaxupé.