A importância dos hábitos alimentares saudáveis
No dia 7 deste mês, próximo domingo, será o Dia Mundial da Saúde. Por isso, especialmente nesta semana, vale destacar a importância de bons hábitos alimentares para uma vida mais longa e saudável. A escolha dos alimentos corretos começa na hora da compra no supermercado.
A lista de compra ajuda a não esquecer aquilo que dona Maria de Lourdes precisa em casa, boa parte do tempo no supermercado, ela passa no setor de verduras e legumes, e Maria de Lourdes faz a escolha certa não somente dos alimentos, mas também do horário em que vai fazer as compras, ela deixou para o período da tarde, depois do almoço. De acordo com esta nutricionista Marcela Nardi, é uma boa opção.
Para o consumidor, muitos dos alimentos disponíveis nas prateleiras do supermercado são verdadeiras tentações. Mas, quem busca uma dieta saudável, precisa lembrar que a alimentação pesa bastante na saúde.
Uma alimentação é considerada saudável quando segue a pirâmide alimentar. Cereais, pães, massas e raízes estão na base da pirâmide e podem ser consumidas mais porções. Em seguida vêm as frutas e também as hortaliças. Depois, em menores porções, vêm carnes e ovos. As leguminosas e ainda leite e produtos lácteos. No topo da pirâmide vêm doces e açúcares e, também em pequenas porções, óleos e gorduras.
Na hora da compra os consumidores devem observar as informações nutricionais que constam nas embalagens, atenção à quantidade de sódio e, principalmente, à porção às quais os valores se referem.
Todos devem se atentar à quantidade de sódio, mas, principalmente, quem tem hipertensão. De acordo com a nutricionista, é possível ter uma comida bem temperada e saborosa sem usar, por exemplo, temperos industrializados.
O objetivo do Dia Mundial da Saúde deste ano é reduzir o número de infartos do miocárdio e acidentes cerebrovasculares.