Ancine divulga dados sobre o cinema nacional
Esta semana foi comemorado o dia nacional do cinema. Neste mesmo período a Agência nacional de Cinema, a Ancine, divulgou os dados do observatório Brasileiro do Cinema e do audiovisual.
Os filmes brasileiros nunca estiveram tão em alta. É o que apontam os dados do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual. A arrecadação dos filmes nacionais aumentou 20% entre 2009 e 2012, segundo o levantamento da Ancine.
No ano passado mais de 31% do público que foi ao cinema, pagou para assistir a filmes produzidos no Brasil. O número de salas de exibição também aumentou e atingiu a marca de 2517. Em 2009 a proporção era de uma sala de cinema para 90 mil habitantes. Em 2012 este número diminuiu e passou para uma sala para 77 mil habitantes.
Entre as razões para o crescimento do cinema nacional está os incentivos do governo, como a Lei Rouanet. Empresas que patrocinam a produção audiovisual podem ganhar até 100% de isenção no imposto de renda. Depois de décadas de declínio, a produção cinematográfica no país voltar a se recuperar na década de 90. Mauri é diretor de duas salas de cinema na região. Há 12 anos no ramo ele pode perceber a evolução do cinema nacional na prática.
Apesar disso, apenas 10% dos espectadores das salas pagam para ver filmes nacionais.
Se o momento é bom para quem está atrás das câmeras, para quem está em frente a elas o momento é de muito trabalho. O ator Eucir de Souza começou no cinema em 1995 já fez mais de 30 filmes. O ator falou com Jornal Tv sul pela internet.
O ator, que natural de Guaxupé, explica que as produções estão se interiorizando.