Comerciantes estão na expectativa de vendas para o dia das mães
Faltam cinco dias para o dia das mães. A data é momento de homenagear essas mulheres. E para o comércio tempo de lucrar. A data comemorativa é a segunda melhor para a economia depois do natal.
A escolha é feita com cuidado, afinal o presente é para uma pessoa importante. O dia das mães em 2013 deve movimentar 2,29 milhões de reais. Segundo a Fecomércio de minas gerais, as vendas deste ano terão aumento de 12 por cento em relação à 2012. Um levantamento feito pela federação apontou a preferência dos consumidores.
Em último lugar estão os itens de decoração, com 5,6%. Se depender dos filhos, as mães não vão ganhar presentes para casa como eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos. Estes produtos tiveram 6% de preferência dos consumidores. As flores estão em terceiro lugar e serão a escolha de pouco mais de 7% dos filhos. Os Perfumes estão na vice-liderança com 13,4%. E o campeão na escolha dos consumidores é setor de vestuário. Calçados, roupas e acessórios serão a escolha de 47,6% daqueles que vão comprar presente para o dia das mães.
Bom para este comerciante do setor. Segundo Paulo Henrique, a expectativa de vendas para este ano é de 5% maior que em 2012.
André é gerente de uma loja de calçados, ele explica que neste ano as vendas devem ser ainda maiores que em outros anos.
Apesar dos números animadores, o dia das mães de 2013 não será tão bom quanto o de anos anteriores. Para algumas entidades como a Confederação nacional de comércio de Bens, a previsão de vendas para 2013 é a menor desde 2009. Em Guaxupé a vinda de uma feira itinerante de comerciantes de são Paulo, também pode atrapalhar as vendas dos comerciantes da cidade.
A presidente da Associação Comércio e Indústria de Guaxupé explica que desde a semana passada os comerciantes estão sabendo da feira. E que a maioria não está gostando da novidade.
A Acig não tem previsão para as vendas em Guaxupé.