Comissão Especial de Inquérito discute contrato Copasa/Município
Hoje, na Câmara Municipal de Guaxupé, aconteceu a terceira reunião ordinária da Comissão Especial de Inquérito, que foi criada para investigar detalhes do contrato firmado, no ano passado, entre o município e a Copasa.
A reunião na Câmara Municipal contou com a presença dos três integrantes da comissão, o presidente Edson Kilian Bitencourt, a relatora Cida Sandroni e ainda, Mauro Gil. O atual vereador e ex-presidente da Câmara, Durvalino Gôngora, o Nico, participou da reunião respondendo aos questionamentos dos integrantes da comissão especial de inquérito.
Em resposta aos questionamentos, Nico frisou diversas vezes que, na época em que era presidente da Câmara, autorizou o município apenas a negociar com o governo do estado sobre o tratamento do esgoto, em nenhum momento era citada a Copasa.
A relatora da comissão questionou também se o patrimônio do município, ou seja, os 200 quilômetros de rede de esgoto vendidos por 8 milhões de reais à Copasa, teriam sido avaliados previamente. Nico disse que tal avaliação não passou pela Câmara à época.
O contrato entre Copasa e Município foi assinado em agosto do ano passado, de acordo com o vereador Kilian, pelo regimento interno da Câmara, a função do vereador é fiscalizar, por isso, questionou Nico se havia acompanhado a negociação na época. A resposta foi negativa. Só em novembro de 2012, três meses após assinatura do contrato, é que foi solicitada cópia do contrato.
A próxima reunião da comissão especial de inquérito será na Segunda-feira, dia 25, a partir das duas horas da tarde, na ocasião, questionamentos serão feitos ao ex-prefeito de Guaxupé, Roberto Luciano Vieira.