Conheça a campanha nacional de conscientização dos motoristas profissionais
O ministério das cidades lançou na última quinta feira mais uma campanha de trânsito do pacto nacional pela redução de acidentes, com foco nos motoristas profissionais a campanha visa sensibilizar aqueles que têm as estradas do nosso país como meio de sobrevivência.
apesar das dimensões continentais o Brasil é um país que se apoia na malha viária, com 1,7 milhões de quilômetros as rodovias são as responsáveis por mais de 96% da locomoção de passageiros e ultrapassam os 61% da movimentação de cargas no país. A nova campanha de trânsito do governo federal pretende reeducar os motoristas através de peças publicitárias veiculadas no rádio e na televisão.
Lançada na última quinta feira pelo ministério das cidades campanha que tem como lema “motorista, álcool e drogas podem fazer da sua viagem um caminho sem volta” e pretende reduzir o número de acidentes em até 50% no prazo de dez anos.
Os motoristas profissionais são peça chave na redução desses números, os caminhões estão envolvidos em 21% dos acidentes com vítimas fatais no país. Quem dirige pelas estradas brasileiras não faltam relatos de imprudência e irresponsabilidade.
Com 30 anos de estrada o caminhoneiro, Paulo Roberto, relata quais são os cuidados tomados para sobreviver a esta profissão considerada por ele como de alto risco.
No site da campanha há um termômetro que mede o nível dos riscos de cada estado, Minas Gerais está no nível vermelho correspondente aos altos índices de acidentes com vítimas fatais nas rodovias.