Conheça a paróquia São Carlos Borromeu em Jacuí, a mais antiga da diocese de Guaxupé

foto: Reprodução / TV Sul
foto: Reprodução / TV Sul
Desde fevereiro começaram as comemorações do centenário da Diocese de Guaxupé. A diocese que compreende 41 municípios com 84 paróquias. Entre elas uma é especial, a paróquia Nossa senhora Imaculada Conceição e São Carlos Borromeu, que é mais velha que a própria diocese.

É em Jacuí que está a paróquia mais antiga da região. Apesar da construção de alvenaria, a igreja guarda histórias de outros séculos. Como explica esta historiadora do município.

A paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição tem mais de 250 anos e é a mais antiga da diocese de Guaxupé. Ela foi fundada no século 18 por um bandeirante. Até 1900 a paróquia pertenceu ao estado de São Paulo.

Renata explica que a vinda da Igreja para a região trouxe avanços para a então freguesia, título importante dado pela Igreja Católica.

A paróquia possui 13 capelas na zona urbana e rural da cidade. Além de Nossa Senhora Imaculada Conceição, São Carlos Borromeu é outro padroeiro de Jacuí. A matriz no centro da cidade foi reconstruída em 1960.

Adirson tem a missão de manter a religião católica na cidade. Ele é o único padre da paróquia, que possui mais 6.500 fiéis, o que representa quase 88% da população da cidade de 7.502 habitantes segundo dados do último censo.

O centenário da Diocese de Guaxupé acontece em 2016, mas desde fevereiro começaram as comemorações da criação do bispado.

5 thoughts on “Conheça a paróquia São Carlos Borromeu em Jacuí, a mais antiga da diocese de Guaxupé

  • 28 de Abril de 2013 at 18:48
    Permalink

    Sou paroquiano desde 1989 e sou muito feliz por poder educar meu filho nesta paroquia. E parabenizo o padre Adirson pelo seu trabalho.

    Reply
    • 1 de Maio de 2013 at 12:00
      Permalink

      Geraldo, gostei da publicação, esta é de fato nossa terra, curto muito Jacui.
      Manoel do Zé antonio.

      Reply
  • 1 de Maio de 2013 at 11:57
    Permalink

    Sou filho de Jacui, sempre participei desta Paróquia Juntamente com Meus Pais José Domigos(conhecido com Zé antonio e alice) sou primo da Maria da Vó ou Maria manicure, é com muita laegria que assisti esta reportagem, gostaria de registrar que sempre participei desta paróquia, mas a 30 anos que moro em Riebirão preto, mas peo menos um vez paor mês estou em Jacui, e participo das missas aos domingos, e se Deus assim o permitir daqui um ano estari de volta definitivo para participar desta comuidade, pois adoro Jacui, terra natal, onde tenho um ranchino ai no pé da serra ande passo uma parte de minha vida curtinda a vida e a naturza,
    Jacui terra do meu coração.
    Manoel do zé antonio, como sou conhecido por ai.
    Abraço de coração.

    Reply
    • 25 de Maio de 2013 at 0:40
      Permalink

      A você adirson so tenho que parabenizar pelo seu trabalho na comunidade a nossa matriz ficou linda que deus abençõe você de muita saúde pra comtinuar seu trabalho abraços !!!! Grasiele

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *