Contas de energia elétrica, a partir deste mês, já vêm com a informação da bandeira tarifária
A partir do ano que vem entrará em vigor em todo o país o Sistema de Bandeiras Tarifárias para as contas de energia elétrica. O objetivo da Aneel, que é a Agência Nacional de Energia Elétrica, é informar ao consumidor sobre o seu próprio consumo. Por enquanto, o sistema está em fase de testes. Mas as bandeiras tarifárias já estão presentes na fatura para indicar se a energia custará mais ou menos para o consumidor.
Computador, ar-condicionado e muitos outros equipamentos consomem energia elétrica na casa dos brasileiros. Quanto mais tempo ligados, mais alta vem a conta. as bandeiras tarifárias vêm para dar transparência ao consumidor.
as contas de energia enviadas pela Cemig a partir deste mês já vêm com a informação da bandeira verde, amarela ou vermelha. A medida pretende facilitar a compreensão dos clientes sobre suas próprias contas. Até dezembro, continua os testes para se chegar à melhor maneira de passar a informação para o consumidor.
Em minas gerais, a Cemig passa a disponibilizar na conta, logo abaixo dos valores faturados, um texto que destaca a bandeira vigente no mês.
a bandeira verde indica condições favoráveis de geração de energia. O valor a ser pago não sofre nenhum acréscimo. a bandeira amarela indica condições menos favoráveis e acrescenta 1 real e 50 centavos a mais na conta para cada 100 quilowatt-hora consumidos. A bandeira vermelha é motivo para preocupação. Indica condições custosas de geração de energia. a tarifa sofre acréscimo de 3 reais para cada 100 quilowatt-hora.
Ainda de acordo com o agente de comercialização de energia da cemig, quem consome mais, atualmente, já paga o acréscimo na tarifa. a única novidade é a maneira como essa informação vem destacada na fatura.
Para reduzir o valor da fatura, basta adotar medidas simples que garantem economia.
Outras informações sobre o Sistema de Bandeiras Tarifárias podem ser encontradas no site da Agência Nacional de Energia Elétrica. www.aneel.gov.br. Dúvidas podem ser esclarecidas também na agência de atendimento da Cemig, que, em Guaxupé, fica na Avenida Dona Floriana, número 462. O horário de atendimento é das 7 e meia às 11 e meia da manhã. E da uma às 5 da tarde. Há também o telefone 116.