Guaxupé tem 1ª notificação de Febre Chikungunya
Nesta semana a Vigilância em Saúde de Guaxupé fez a primeira notificação de Febre Chikungunya. Não foram divulgadas mais informações sobre o paciente, mas a Vigilância Epedemiológica acredita não se tratar da doença. “Fizemos a notificação porque o paciente apresentou edemas, mas acredito que não seja ChiKungunya, uma vez que ele não saiu da cidade recentemente”, explica Andréa Coelho, enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Guaxupé. O material para teste foi coletado no início desta semana e enviado para Belo Horizonte.
A Febre Chikungunya apresenta sintomas semelhantes aos da Dengue. Entretanto, o vírus CHIKV provoca febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Não é possível ter chikungunya mais de uma vez. Depois de infectada, a pessoa fica imune pelo resto da vida. Os sintomas iniciam entre dois e doze dias após a picada do mosquito. O mosquito adquire o vírus ao picar uma pessoa infectada, durante o período em que o vírus está presente no organismo infectado. Cerca de 30% dos casos não apresentam sintoma, segundo informações do Ministério da Saúde.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) 513 casos de chikungunya foram notificados em 2016, sendo desses, 337 descartados, enquanto que 168 permanecem em investigação e oito foram confirmados.
Dengue
Os casos de Dengue aumentaram no município. Até o dia 21 de março havia 327 notificações de Dengue, sendo 48 casos positivos, 40 negativos e 239 aguardando resultado. O bairro com maior número de notificações é o Parque dos Municípios 1 (30 casos), Parque dos Municípios 2 (28 casos), Centro (25) e Bela Vista com 19 casos.
Outros bairros também apresentam notificações. Confira os números:
Nossa Senhora das Dores-18
Agenor de Lima- 17
Jardim Planalto- 14
Bebedouro- 14
Jardim América- 10
Parque do Lago, Taboão e Jardim Orminda- 9
Santa Cruz, Jardim Guaxupé, Recreio dos Bandeirantes-8
Jardim Três Rosas, Vila Campanha e Vila Conceição- 7
Vila Izabel- 6
Nova Floresta, Vila Coragem, Vila Progresso, Novo Horizonte, Jardim Vera Cruz e Colmeia- 5
Jardim Europa, Catetos, Parque dos Imigrantes, Vila Santa Bárbara, Nova Guaxupé, Jardim Rosana, Morada do Sol- 4
Chácara Bom Jardim, Vila São Domingos, Vila Tenente, Vila Rica e Parque das Orquídeas-3
Jardim Lepiane, Alto da Colina, Parque do Convento, Vila Santo Antônio-2
Vila Magalhães, Vila Meziara , Angola, Rancho Alegre, Matadouro, São Judas, Loteamento Joaquim Cecílio, Brassildo Ricciard, Chico Zerbine , Jardim Primavera, Recanto dos Pássaros, Parque da Figueira, Nova Orquídea, Jardim Piscina, Aroeira, Jardim dos Ipês, Portal dos Nobres, Jardim Alvorada- 1
Na Zona Rural foram notificados 14 casos de dengue. A doença é urbana e por isso a transmissão aconteceu dentro da cidade.