Peixes e ovos são opções para quem não come carne vermelha durante a semana santa
Estamos na semana santa. Muita gente deixa de comer carne neste período do ano. Com isso, os mercados têm que investir em outros produtos como peixe e ovos.
A banca com ovos está abastecida. Assim com o freezer cheio de peixe. E tanta fartura tem uma razão: estamos na semana santa. Na casa de Dionísio Eleotério, pedreiro, a tradição é seguida à risca e a carne vermelha não entra no cardápio neste período.
Muita gente deixa de lado as carnes vermelhas durante a semana santa. Um hábito que resiste ao tempo. Para atender aos clientes que fazem o jejum da carne os mercados investem na compra de peixes. Neste foram compradas duas mil toneladas de pescado.
Jairo é consultor de negócios do estabelecimento. Ele explica que a compra de peixes foi divididas em três etapas.
Dentre os peixes mais procurados estão o filé de merluza e claro, o bacalhau, que está dez por cento mais barato em relação à 2012.
Em um sacolão da cidade a compra de bacalhau diminuiu 40% em relação à 2012. Mas aqui não há do que reclamar da venda da merluza.
E para quem não gosta de peixe tem a opção dos ovos como fonte de proteínas. Apesar do aumento de até 10% no preço, o consumo do ovo chega a crescer 30% em relação a outras épocas do ano.
Segundo a associação dos avicultores de Minas Gerais. O estado é o segundo maior consumidor de ovos no país. Os mineiros são responsáveis por 15% de toda a produção nacional.