Saiba os cuidados com a saúde durante o frio
Estamos a menos de um mês do inverno. A estação mais fria do ano começa no próximo dia 21 de junho. Mas o outono também está com temperaturas baixas, com máximas me torno de 20 e mínimas abaixo do 15 graus. Ambientes frios são favoráveis ao aparecimento de uma série de doenças.
Ainda não estamos no inverno, mas os casacos já saíram do armário, uma tentativa de espantar o frio e deixar o corpo aquecido para evitar resfriados.
E dona Júlia está certa em se cuidar. Asma, alergias, meningites, pneumonias e bronquite são as maiores causas das visitas aos médicos entre os meses de maio a setembro. Segundo este especialista as causas par isso está no clima.
O simples de fato de respirar já é um problema durante o inverno. O sistema respiratório é o que mais sofre com o ar frio. Os resfriados e a gripe são a maioria das doenças.
A gripe provoca febre alta, tosse, secreção nasal, dor de garganta, dor de cabeça e no corpo. Já os sintomas do resfriado são amenos como espirros, congestão nasal e coriza.
Dentro de casa, cuidados com a higiene podem evitar as alergias.
Outros cuidados também podem evitar uma ida ao médico nesta época. Os locais com muita gente devem ser evitados. Evite locais sem ventilação, que podem ter acúmulo de poeira e mofo, que pode provocar as rinites. Tomar muita água ajuda na hidratação e evita sinusites e bronquiolites. Lavar bem as mãos é o coringa na prevenção da maioria das doenças. Limpar o nariz com soro fisiológico é ideal para evitar alergias, bronquiolite e alergias. E por fim a vacinação. A vacina contra a gripe ajuda no combate á outras doenças como sinusite, bronquite e pneumonia.
A campanha nacional de vacinação contra a gripe terminou no mês 10 de maio, mas em Guaxupé a meta não foi atingida que é de 80% da população alvo, por isso a vacinação continua nos postos de saúde da cidade.