Segurança no Campo
Estamos entrando na época de maior movimento para a economia da região, a colheita de café. A segurança também é preocupação dos produtores da região. Uma das alternativas encontradas é a instalação de sistema de monitoramento de segurança. Veja na reportagem de Ana Carolina Negrão e Marcos Rodrigues.
As câmeras estão por todos os lados. Esta foi a alternativa encontrada pelo produtor para proteger a safra de café.
O campo já não é mais o mesmo, as janelas e portas que estavam sempre abertas aos visitantes hoje estão fechadas.
Transição para câmera de segurança
Um sinal dos tempos, cercas e câmeras mudaram a paisagem. O campo que antes gozava o sossego também entrou na mira dos criminosos.
È o que explica o policial militar. Os furtos são os delitos mais comuns na zona rural.
Nesta empresa de sistemas de monitoramento de segurança há três anos os clientes rurais se tornaram um nicho de mercado. No total 25 fazendas são monitoradas. Segundo a empresária, os produtores rurais não economizam na hora de investir em segurança.
Mas as câmeras também têm outra função. Do celular, o produtor pode fazer gestão da fazenda em qualquer parte do mundo.
Para polícia militar as câmeras ajudam na proteção, mas PM mantém patrulhamento ostensivo na zona rural. Segundo o soldado, algumas dicas são importantes na hora de se proteger.
Recentemente, quando a senadora Kátia Abreu esteve em visita a Guaxupé, o deputado estadual Antônio Carlos Arantes destacou para a senadora a necessidade de projetos e ações que venham em favor da segurança no campo.