Trabalhadores sem vínculos, saiba como é trabalho do freelancer
Você já ouviu falar em freelancers? Este é o nome dado aos profissionais que não tem vínculos empregatícios com empresas. Uma pesquisa aponta que quase a metade desses profissionais tem em 19 e 30. Mas não é só isso, muitos deles também empregos formais, mas a intenção é deixar o emprego com carteira assinada.
Há dois anos Gisele trabalha como freelencer. A Webdesigner deixou a estabilidade na carreira como funcionária pública por 15 anos para ser sua própria chefe. Conhecido no Brasil como Frila, o termo surgiu na idade média, quando alguns cavaleiros medievais se tornaram mercenário e lutavam nos exércitos por dinheiro. Eles eram os lanças livres o que deu origem à palavra. Mas longe de espadas e cavalos, Gisele trava uma guerra diária para manter o trabalho sem precisar ter carteira assinada.
Flexibilidade e liberdade são as causas para quem deixa de lado o emprego com carteira assinada pelo trabalho sem vínculo. 75% dos freelancers têm trabalho formal Segundo levantamento encomendado pela empresa O-desk, 61% desses trabalhadores pretendem alçar vôos sozinhos.
Na pesquisa sobre que motiva o trabalho freelancer, 92% deles dizem que a principal motivação para deixar o emprego fixo é a flexibilidade. A 87% gostam de fazer o próprio horário. 69% apontam que uma das vantagens de trabalhar por conta própria é que é possível escolher os projetos os quais trabalhar. 63% afirmam que trabalhar enquanto estão viajando é uma das vantagens. E sessenta por cento deles se consideram um empreendedor.
Na área da comunicação estes profissionais aparecem como um alívio para os empresários. Fotógrafos, redatores, editores prestam serviços a empresas em vínculo. Segundo este publicitário uma das razões é o retorno financeiro.
Mas apesar do retorno financeiro, comprovar a renda para fazer finaciamento é um dos desafios dos profissionais freelancers.
A entrevistada na reportagem também explica que uma das desvantagens da profissão é ter dificuldade para conseguir comprovação de renda.